Vanderlei Garcia

Vanderlei Garcia

Coach Empresarial formado pela ActionCOACH Internacional. Palestrante, mentor de empresários e equipes de trabalho.

Categorias

17 Maneiras de aumentar os lucros da sua empresa

E-book para empresários que precisam de ações práticas

E-book 6 Passos

6 Passos para construir uma Empresa Sólida, sem se tornar funcionário dela.

TESTE de Perfil Comportamental DISC

Precisando conhecer seu perfil e o perfil de seus colaboradores? Realize um teste rápido clicando abaixo…

Qual a mais importante atividade que um Dono de Negócio exerce?

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Muitos donos de negócio que conheço poderiam dizer que a mais importante atividade seria “Empregar Pessoas”. Para assim, dar-lhes condições de ganhar seu próprio dinheiro e sobreviver junto de sua família de forma digna.

Outros talvez, poderiam dizer que o mais importante é “Atender bem aos seus Clientes”, garantindo assim um atendimento adequado de suas necessidades.

Há ainda quem mencione que o mais importante é “Ganhar Dinheiro” com seu negócio e poder levar uma vida boa. Usufruindo, com sua família, de tudo aquilo que idealizou quando resolveu abrir um negócio.

Embora, tudo isso esteja correto, pois todos são objetivos do negócio, que podem se confundir como sendo a atividade “Mais Importante” do empresário.

Vale ressaltar que todas essas atividades: Empregar pessoas; Atender bem aos seus clientes e Ganhar dinheiro, são atividades que qualquer pessoa dentro da organização ou negócio pode fazer sem precisar do envolvimento do DONO.

Então qual é a atividade mais importante que um dono de negócio exerce?

Essa atividade é o “Planejamento”.

 

E-book
Do Planejamento à Ação

Neste E-book compartilhamos dicas de Planejamento e vamos além. Dividimos com você 25 estratégias para incrementar seus lucros hoje mesmo.

 

Dentre tudo que vimos, a ÚNICA atividade que o DONO não pode delegar a ninguém é o PLANEJAMENTO. O planejamento  do seu negócio.

Por isso essa é a atividade mais importante. Pois não é possível designar à alguém que planeje o que se quer alcançar nos próximos anos, trimestre, meses e semanas e de que forma vamos trabalhar na busca desses objetivos, dentro do negócio.

O que é um Planejamento Empresarial bem estruturado?
Planejamento – Como construir um plano, e sua ações semanais

Pensando nisso, você costuma planejar-se a cada Ano, Trimestre e Mês?

O Planejamento pode ser feito de acordo com os objetivos de Longo, Médio e Curto prazos. Mas antes de entrar nesses detalhes vamos falar de uma coisa ainda mais importante que está ligada diretamente ao planejamento.

O empresário e dono de um negócio, tem que atrelar seus interesses com os do negócio. Vamos pensar de onde surge tudo isso:

  • Sonho
  • Meta
  • Plano
  • Ação

Sonho:

Algo a ser alcançado no longo prazo:

  • Aquela casa bonita em um lindo condomínio,
  • Aquele carro importado, a faculdade do filho,
  • A abertura de novos negócios ou filiais do negócio atual,
  • Uma sede própria para o negócio,
  • Aquela viagem ao redor do mundo.

Tudo isso, podem ser exemplos de SONHOS que qualquer pessoa pode aspirar, e todos nós devemos nos mover à frente na busca dessa realização.

Uma vez alcançado o SONHO, outros tomam o seu lugar. Então aí entendemos que esses sonhos, podem ser para satisfazer nossos anseios pessoais, em primeiro lugar, depois satisfazer os anseios de outras pessoas que nos rodeiam e por fim de toda uma coletividade e até do mundo.

Mas precisamos ter um SONHO! Pois é ele que nos move a frente e nos tira da Zona de Conforto, nos transformando em melhores homens e mulheres nessa sociedade em que vivemos.

Meta:

Uma vez definido com clareza esse nosso SONHO, precisamos começar a elaborar ou definir metas de longo, médio e curto prazo. Pois elas nos permitirão alcançar esse objetivo maior.

Essas metas não necessariamente devem ser alcançadas somente por quem tem o SONHO, muitas vezes podemos envolver outras pessoas da Família ou da Empresa para nos ajudar a chegar lá.

Por exemplo: (SONHO)

Construir a sede própria do negócio, algumas metas (A,B,C e D) abaixo, são possíveis exemplos a serem perseguidas ao longo do tempo, para lograr esse intento:

  • Escolha do local adequado para a sede,
  • Projeto da obra,
  • Financiamento (próprio ou investimentos),
  • Construção/ adequação.

Assim teríamos pelo menos quatro metas ou etapas para alcançar que nos permitirão atingir nosso objetivo e cada uma delas pode ensejar um plano de longo, médio e curto prazo.

Plano:

Com as metas já definidas, vamos começar com a de mais curto prazo, nesse caso, Meta A “Escolha do local adequado para a sede”. Nessa meta que é a primeira a ser perseguida, precisamos elaborar um plano com ações semanais e diárias que alguém executará. Inclusive o empresário, conduzindo-os ao atingimento da mesma.

Muito importante o empresário acompanhar muito de perto a execução dessas atividades. Pois como mencionei algumas ele realizará e outras seu time

Entretanto, se não forem lembrados e cobrados todas as semanas do que precisam fazer, com certeza teremos problemas. Visto que eles (equipe) se deixarão envolver por outras urgências e não farão o que está planejado.

As ações de um plano de metas, nada mais é do que descrever com precisão e de forma cronológica as atividades que precisam ser realizadas para que nesse caso a Meta A seja atingida. Nesse exemplo seriam algo como:

  • Identificar rodovias de acesso, para facilitar a chegada e saída,
  • Buscar e analisar quais municípios e/ou cidades, oferecem benefícios fiscais que permitam ter menos impostos a pagar, dentro da logística ideal pré-estabelecida.
  • Iniciar uma busca sozinho ou escolher uma empresa imobiliária que ajudará a encontrar esse imóvel, dentro das características traçadas.
  • Visitar os imóveis selecionados e verificar toda situação legal do mesmo, como impostos, permissões/ certidões, zoneamento, etc.
  • Fazer proposta para a aquisição do imóvel.
  • Verificar juridicamente o contrato de compra e venda com advogado de confiança, para não já iniciar de forma equivocada essa aquisição.
  • Assinar o contrato e providenciar o início dos pagamentos.
  • Tomar posse do imóvel.

Sobre Metas SMART leia este artigo aqui

Nesse caso em especial (Meta A), vejam que elegemos 8 atividades de forma cronológica

Elas devem ser cumpridas, pelo empresário ou por alguém do seu time, para que consigam ultrapassar essa primeira Meta A do SONHO de ter a sede própria do negócio.

Podemos ainda estabelecer as atividades das outras Metas (B,C e D) se elas não tiverem nenhum vínculo com a primeira. Ou seja, se a primeira não for um pré-requisito para a segunda e assim por diante. Se houver relação direta, primeiro preciso atingir a Meta A para depois passar a Meta B e assim por diante.

Nesse processo de construção de um Planejamento, vejam que partimos de um SONHO, depois definimos METAS de longo, médio e curto prazo, em seguida elaboramos o PLANO com as AÇÕES semanais e diárias que precisamos cumprir.

Num planejamento de curto prazo, trabalhamos o TRIMESTRE

Que contempla apenas 13 semanas (Ano=52, Semestre=26, Trimestre=13), e precisamos entender que 13 semanas passam muito rápido.

Por isso sempre sugerimos que se estabeleçam 3 Metas e para cada uma delas 2 Estratégias distintas, pois se uma falhar 100% ainda existe a possibilidade de alcançar a Meta com a outra estratégia.

E se as duas funcionarem de forma integrada, pode ser que a Meta seja até ultrapassada.

Agora, cada estratégia, deverá ter todas suas atividades descritas em forma de passo a passo, como fizemos no exemplo acima.

Além disso, definirmos quem fará e quando, isso completa o quadro que denominamos de MASTER PLAN, onde fica tudo definido em uma única folha, e de forma visual conseguimos acompanhar a evolução de todas as tarefas do dia a dia.

Não se esqueça disso…

Resta aqui uma coisa muito importante que não pode ser de forma alguma desprezada, lembra que falamos que a principal atividade do empresário é o Planejamento, esse plano é dele.

Portanto ele deve cuidar para que as ações do dia a dia sejam cumpridas e assim as estratégias funcionem e as metas sejam atingidas, permitindo alcançar o SONHO.

Isso se faz através primeiro através de uma reunião com o time para explicar-lhes onde cada um entra no plano, o que precisa ser feito e quando.

Depois o acompanhamento deve ser realizado toda semana, em grupo, para que todos os envolvidos saibam da evolução e se comprometam na frente de todos.

Se por acaso algo acontecer de forma que não permita a execução, eles devem antever o problema e comunicar ao empresário essa situação.

Assim o empresário terá tempo de encontrar uma forma de outra pessoa ajudar naquela ação. E o compromisso será cumprido enquanto não haverá desculpas para justificar o que não foi feito.

O Plano que acabamos de descrever é aquele de 13 semanas (TRIMESTRE)

Mas entendam que o planejamento pode ser estabelecido para um ANO, cinco ANOS, dez ANOS, quinze ANOS, e todos devem de alguma forma estar atrelados.

Se penso o que quero alcançar daqui a 15 ANOS (SONHO), preciso saber o que preciso fazer no próximo trimestre, e cada dia dele.

Tudo isso nos mostra o quão importante é ter tempo na sua agenda para PLANEJAR. Pois ninguém além de você sabe o que quer alcançar e em quanto tempo.

Em suma, prepare-se e deixe tempo na sua agenda, UM DIA, para planejar seu FUTURO.

“ As pessoas não planejam FRACASSAR, mas fracassam não PLANEJAR”.

Na ActionCOACH isso faz parte das atividades do Empresário/ Dono de um negócio e primamos pela excelência nessa atividade, pois como já dissemos ela é a Mais Importante Atividade do Empresário.

O Sucesso vem com trabalho e conhecimento, e isso nos leva a perfeição.

Assista Nossa Playlist sobre Planejamento Empresarial

 

ActionCOACH – Campinas.

Compartilhe conosco seus comentários...