O que é Sistema de Ativação Reticular?

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Uma parte do nosso cérebro é conhecida como Sistema de Ativação Reticular (SAR), ou Reticular Activating System (RAS).

O “RAS” desempenha um papel vital em nossa capacidade de atingir objetivos.

+ Metas SMART: Como estabelecer Metas de Sucesso?
+ Planejamento – Como construir um plano, e sua ações semanais

O que é o RAS?

Ele é uma parte de nosso cérebro que nos ajuda a alcançar nossos objetivos de forma inconsciente. Ou seja, ele trabalha para que alcancemos nossos objetivos/metas desde que tenhamos claro o que queremos alcançar.

Podemos dizer que é como se nosso cérebro nos mostrasse o que nos cerca. E que é capaz de fazer com que obtenhamos nossos objetivos, sem que precisemos nos preocupar com isso.

Um exemplo muito fácil de perceber é:

Quando queremos comprar um determinado tipo de CARRO, a partir de termos claro que carro queremos, parece que tudo que nos cerca, começa nos mostrar esse carro.

Ele nos aparece, na fila do pedágio, no estacionamento do shopping, nos semáforos, etc…

Isso nada mais é do que nosso RAS trabalhando para nos mostrar todas a oportunidades de nos aproximar de nosso objetivo, para que consigamos atingir nossa meta.

Não é que AGORA aquele carro começou a nos aparecer, ele já estava lá, só que não nos apercebíamos disso e agora isso ficou evidente, pois temos o objetivo de adquiri-lo.  

Isso acontece também quando estamos andando por um aeroporto extremamente barulhento.

Pense em todo esse barulho – centenas de pessoas conversando, músicas tocando, anúncios comunicados pelo microfone, carregadores de bagagens indo de um lado para o outro. 

Quanto de todo esse barulho chama a sua atenção? Não muito. A verdade é que somos capazes de ouvir um barulho geral, vindo de fundo, mas, em grande parte, nos incomodamos com cada ruído individualmente.

Mas, de repente, um novo anúncio é comunicado pelo sistema de rádio do local – dizendo seu nome ou então o número do seu vôo. E é aí que você presta atenção. O RAS é o mecanismo automático, dentro do seu cérebro, que traz informações relevantes à sua atenção.

 

E-book
Do Planejamento à Ação

Neste E-book compartilhamos dicas de Planejamento e vamos além. Dividimos com você 25 estratégias para incrementar seus lucros hoje mesmo.

 

Como funciona o Sistema de Ativação Reticular?

O seu RAS funciona como um filtro entre o seu consciente e o seu subconsciente. Ele capta instruções do seu consciente e as leva para o seu subconsciente. Por exemplo, a instrução poderia ser: “escutar alguém dizendo o meu nome”.

Existem alguns pontos bem interessantes sobre o nosso RAS que fazem dele uma ferramenta essencial para atingir objetivos.

+ 5 Passos para criar um Plano de Metas de Sucesso
+ O que é um Planejamento Empresarial bem estruturado?

Primeiro Ponto

Primeiro, é possível programar, de forma deliberada, o sistema ativador reticular escolhendo as mensagens exatas que você envia do seu consciente. Por exemplo, você pode definir objetivos, fazer afirmações ou visualizar suas metas.

O autor de livros motivacionais “Napoleon Hill” dizia que nós somos capazes de alcançar qualquer objetivo realista se pensarmos nele de forma persistente, afastando assim todos os pensamentos negativos com relação a ele.

É óbvio que se pensarmos que não somos capazes de atingir certo objetivo, o nosso subconsciente nos ajudará a NÃO atingi-lo.

Segundo Ponto

Em segundo lugar, o nosso sistema ativador reticular não é capaz de distinguir entre “eventos reais” e realidade “sintética”.

Em outras palavras, ele tende a acreditar em qualquer mensagem que você envia para ele. Imagine que você dará uma palestra. Você pode praticar todo o seu discurso apenas visualizando-o mentalmente.

Essa prática de “simulação” aprimora a sua capacidade de dar a palestra em si.

Tudo o que precisamos fazer é criar no nosso consciente uma imagem bastante específica do nosso objetivo.

Em seguida, o RAS irá transmitir essa imagem para o nosso subconsciente, que irá então nos ajudar a atingir o objetivo definido.

Ele faz isso trazendo à nossa atenção todas as informações relevantes que, de forma contrária, poderiam permanecer apenas como ‘barulho de fundo’.

O RAS irá prevenir que as mensagens dos nossos objetivos cheguem ao nosso subconsciente caso a nossa autoimagem não corresponda aos nossos objetivos.

Aprenda a programar seu RAS e comece a atingir seus objetivos, sejam eles fáceis ou mais difíceis, não importa como sejam. Ele é muito eficaz, você só precisa saber como programá-lo.

Uma ótima semana a todos.

Compartilhe conosco seus comentários...